top of page
Buscar
  • Foto do escritorDelta Terminais

Tipos de container: tudo o que você precisa saber sobre o assunto

Você já pensou em utilizar um container como uma construção? Essa tendência vem ganhando cada vez mais força ao redor do mundo justamente por ser uma alternativa econômica, rápida e sustentável. Com vários tipos de container disponíveis no mercado, é possível customizá-los e utilizá-los em diferentes atividades e em vários espaços.

Os containers são robustos, fabricados em aço e tratados contra corrosão, podendo durar até 100 anos. Justamente por isso ele vem se tornando um equipamento multifuncional e conquistando cada vez mais diferentes nichos de mercado.


Uma breve história dos containers

Em meados de 1830, vários países da Europa utilizavam grandes caixas de transporte para deslocar as mercadorias de um lugar para outro. A Inglaterra era a pioneira no uso dessas caixas, principalmente pela sua história de comércio com outras nações além-mar.

Em 1937, um norte-americano com pouco mais de 20 anos chamado Malcom McLean observava no porto de Nova Iorque como era lento o embarque de pacotes de algodão nas docas.

Atuando como motorista e dono de uma pequena empresa, McLean teve a ideia de armazenar e transportar esses produtos em grandes caixas de aço, possibilitando um embarque mais ágil nos navios.

Não demorou muito para que os containers se estabelecessem como um dos principais meios de armazenamento para transporte em navios.

Na década de 1990, um grupo de arquitetos ingleses reparou que os containers eram abandonados depois de 8 a 10 anos de uso, se tornando sucata. E eis que eles tiveram a ideia de reaproveitar as unidades abandonadas como forma de moradia. Boa a sacada deles, não é mesmo?

Utilizando diferentes tipos de container para várias atividades

Um container é um objeto sustentável: ele é criado a partir da reutilização de produtos e conta com uma vida útil de até 100 anos. Porém, no transporte de mercadorias marítimo, eles são utilizados por até 10 anos e depois descartado.

E foi devido a esta alta durabilidade que surgiu um problema: como e onde descartar essas caixas de aço?

Hoje, não existe limite para a utilização dos containers. Com adaptações, eles podem ser utilizados no setor agropecuário, na indústria de transformação, na construção civil e no comércio.



Opções de uso

Hoje em dia, alguns dos usos mais comuns dos containers envolve:

  • armazenamento de produtos de festas sazonais, como itens para Carnaval, Festa Junina ou Halloween;

  • armazenamento de frutas e alimentos;

  • alojamentos temporários;

  • banheiros;

  • guarita;

  • stands em feiras e eventos.

Adaptação e personalização

A personalização do container surgiu como uma necessidade para esconder sua aparência industrial e tornar a estrutura adequada para as necessidades de cada cliente.

Os projetos em containers estão se constituindo como um ramo de mercado acessível em construção modular.

A produção em massa é o que torna executável esse tipo de intervenção, sem contar o caráter sustentável.

Nos tópicos a seguir, detalharemos alguns dos pontos que mais chamam a atenção quando se utiliza o container como construção.

Modulares

Os containers podem ser empilhados e remodelados, o que aumenta sua capacidade de adaptação e oferece inúmeras possibilidades de personalização. Eles funcionam como blocos de Lego gigante, onde você monta e desmonta conforme sua necessidade.


Robusto

Os vários modelos de container são fabricados em aço corten e cumprem todos os parâmetros determinados pelas leis que comandam o transporte. Em comparação com a construção civil, eles apresentam, em média, três vezes mais resistência à corrosão do que o aço comum. O container não deforma e suporta mudanças de temperaturas e intempéries.


Durabilidade

Após as transformações e uma rotina de manutenção, a durabilidade de um container pode chegar a até 100 anos. Nesse período, a construção pode passar por várias readaptações e readequações para a sua necessidade.


Sustentabilidade

Depois de serem utilizados no transporte, os containers normalmente são descartados. Com a reciclagem, é possível atribuir novos usos. A reforma e manutenção gera pouco impacto ambiental e garante uma maior vida útil para eles serem utilizados em diferentes áreas ou projetos.


Mobilidade

Por ser uma estrutura rígida, os containers podem ser remanejados de um lugar para outro. Em uma fazenda, por exemplo, ele pode ser levado de um lugar para outro para atender as necessidades do trabalhador ou da atividade que está sendo realizada.



DELTA TERMINAIS - Marginal da Rodovia Padre Manoel da Nóbrega, S/N - Km 287 Praia Grande - SP - www.deltaterminais.com.br Telefones +55 (13) 3471-7311 / 3472-8587 / 3495-4560


136 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page